top of page

Família Bettim: Messias, Evair e Polese se mobilizam contra ação do INCRA no Espírito Santo.

Atualizado: 13 de jan.

Os deputados da oposição, Messias Donato (Republicanos) e Evair de Mello (PP), estão trabalhando para revogar o decreto do Lula que fundamentou o pedido do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e resultou na determinação da remoção da família Bettim de sua propriedade na área rural de São Mateus, localizado no norte do Espírito Santo.


Os parlamentares irão propor um Projeto de Decreto Legislativo (PDL) com o intuito de interromper as ações que estão sendo executadas de maneira autoritária pelo Incra em relação à família Bettim.


De acordo com os deputados, a entidade vinculada ao governo federal que é gerenciada por superintendências estaduais dominadas por militantes do partido ou por técnicos ligados a ele, sendo vista como um grande terreno do PT, pretende intervir por meio de uma liminar para desapropriar uma propriedade privada. O deputado estadual Lucas Polese (PL) também está empenhado na causa e defende a manutenção da família em sua propriedade.

Atualmente, a propriedade rural conta com 100 mil pés de café e 500 vacas para a produção de leite, além do cultivo de pimenta e árvores frutíferas, com uma parte significativa destinada à reserva.


O Incra tem buscado desapropriar a propriedade há 15 anos. Desde 2009, o governo tenta efetuar a remoção da fazenda dos Bettim através de uma ação judicial do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, que foi respaldada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que reassumiu o cargo em janeiro de 2023.


Família Bettim na varanda de sua casa junto aos produtores rurais no dia 06 de janeiro de 2025
Família Bettim na varanda de sua casa junto aos produtores rurais no dia 06 de janeiro de 2025

A Fazenda Floresta e Texas está situada ao lado do assentamento Zumbi dos Palmares, ligado ao Movimento Sem Terra (MST). Em 2023, Rose Rodrigues, que é militante do MST “há décadas” segundo o site oficial do PT, assumiu o cargo de diretora de desenvolvimento e consolidação de projetos de assentamentos no Incra. O processo judicial contra a família Bettim ainda está em andamento, sem uma decisão final. No entanto, a família recebeu uma notificação para deixar a propriedade.



O Deputado Federal Messias Donato também publicou em seu canal no Youtube um vídeo mostrando o resumo do ato do dia 06 de janeiro de 2025:



Comments


  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • TikTok

Notícias do Espírito Santo e do Brasil!

Cenário Capixaba

bottom of page